Encerramento do Fogo Simbólico Municipal marca o 07 de Setembro em Queimadas
O município de Queimadas viveu, neste domingo 07 de Setembro Dia da Independência do Brasil, um dia histórico e emocionante com o encerramento da Semana da Pátria 2025 e a conclusão do Fogo Simbólico Municipal, evento que voltou a ser realizado na cidade após extinto por oito anos.
A programação começou cedo, às 6:30h, com a saída do Fogo Simbólico da Escola José Lopes, na Fazenda de Cima, para a Escola Sônia Maria Silva, para o revezamento da Chama Cívica que ainda passaria pela Faculdade Santo Antônio antes de fechar o ciclo na Praça da Bandeira.
A manhã cívica contou com 2 desfiles: o primeiro desfile cívica iniciado por volta das 08h, que reuniu o Instituto Dart Melo, o Centro Aquarela do Saber e a Fanfarra CMQ-AB, saindo da Praça de Jonga em direção à Praça da Bandeira.
O segundo ato foi Desfile de Entrega da Chama da Independência, que contou com a presença dd autoridades, comunidade estudantil da sede e zona rural, e com as participações especiais: da Filarmônica Recreio Clube, da Fanfarra do Chalet, da AACEP, dos Desbravadores Savana de Riacho da Onça e da Fanfarra CETEP, que seguiram em desfile até a Praça da Bandeira, em um grande momento de integração.
O ponto alto da manhã foi o Cerimonial de Hasteamento da Independência, às 10h, com apresentações culturais e com o hasteamento das bandeiras e execução dos hinos nacional e municipal.
O cerimonial destacou a importância da retomada do Fogo Simbólico, que percorreu cerca de 250 km, passando por 24 escolas e diversas comunidades entre sede e zona rural, levando consigo o espírito de patriotismo, união e identidade cultural do povo queimadense.
Durante a cerimônia, foram homenageadas as escolas, professores e estudantes que mantiveram a chama acesa ao longo da semana. Também receberam reconhecimento especial a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEMEQ), representada pela coordenadora do Fogo Simbólico, Vanessa Evangelista; o coordenador de Cultura, Robson Bezerra; o secretário de Educação, Israel Lima; o assessor financeiro da SEMEQ, Leonir Floriani; e o prefeito Ricardo Lopes, pelo apoio e incentivo a este resgate cultural.
Com forte presença popular, o 07 de Setembro em Queimadas se consolidou como uma verdadeira celebração de civismo, história e pertencimento. A chama do Fogo Simbólico se apagou, mas o espírito de patriotismo permanece aceso no coração de cada cidadão.